O que é neuropatia diabética?
O que é neuropatia diabética?
É a perda gradativa da função dos nervos dos pés e pernas devido ao diabetes. A mudança mais comum e significativa é a perda da sensibilidade, ou seja, da sensação de ser tocado
Como posso saber se tenho neuropatia?
A neuropatia geralmente ocorre lentamente. Você pode não perceber inicialmente porque ela é a ausência ou redução da sensibilidade. É difícil estarmos atentos a algo que não sentimos! Um exame físico feito pelo seu médico e, talvez, testes especiais, podem ajudar a fazer o diagnóstico.
Se a neuropatia causa a perda da sensibilidade, porque o meu pé, algumas vezes, dói ou apresenta formigamento?
Com a neuropatia, os nervos podem transmitir impulsos que você vai sentir como:
- Torpor;
- Formigamento;
- Pontadas;
- Agulhadas;
- Choques;
- Combinação destas sensações.
Todos os diabéticos tem neuropatia?
A possibilidade de ter neuropatia aumenta com a idade. Mais tempo de doença, maior a chance de desenvolver neuropatia. Muitos casos são leves e alguns severos. A gravidade da neuropatia não corresponde, necessariamente a gravidade do diabetes. Algumas pessoas com diabetes leve apresentam neuropatia severa.
A neuropatia afeta somente os pés?
A neuropatia afeta principalmente os pés, mas também pode envolver os tornozelos, pernas e as vezes até as mãos.
- Tende a ser mais severa no pé do que na perna.
- Neuropatia do membro inferior raramente afeta acima do joelho.
- Caminhar descalço pode ser perigoso caso a sensibilidade esteja diminuída.
O que pode acontecer aos meus pés se eu tiver neuropatia?
Você pode ferir os seus pés sem notar. Por exemplo, uma pessoa com neuropatia pode deixar um corte ou ferimento sair de controle simplesmente porque, não sentindo dor, não percebe a extensão do problema.
De que outras maneiras a neuropatia pode afetar meus pés?
Se você utiliza um par de sapatos mal adaptados, bolhas ou ferimentos (úlceras) podem formar-se em menos de uma hora. Inicialmente, elas vão causar pequenos problemas que podem evoluir para situações mais sérias.
Isto significa que devo procurar o médico mesmo se a lesão no meu pé for pequena ou a infecção, pouco importante?
Sim. É frequente o paciente notar uma área inchada ou avermelhada e não dar muita atenção porque não dói. Mais tarde, poderá vir a perder todo ou parte do pé. O maior perigo da neuropatia é a perda de sensibilidade, porque a lesão passa despercebida.
Fonte: Centro de Diabetes do Hospital Sírio Libanês - Centro e Núcleo de Medicina Avançada. "O que é neuropatia diabética?". https://bit.ly/Xg3bD3
As informações acima têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, cirurgiões-dentistas e outros especialistas.